Quase 50% dos universitários querem virar empreendedores

Um levantamento feito pela Endeavor, instituição que apóia empresas de alto crescimento, indica que 48,2% dos universitários brasileiros pensam no empreendedorismo como uma carreira a seguir.
Foram ouvidos 604 estudantes e 16 professores universitários para fazer a pesquisa sobre o ensino de empreendedorismo no Brasil. Cerca de dois terços dos estudantes possuem um negócio ou gostariam de ter e 52,8% enxergam a área como uma boa opção de vida.
O apoio familiar também foi avaliado no estudo: 56,5% dos pais acham bom que os filhos abram o próprio negócio. É familiar também boa parte das sociedades, 37%.
Um ponto alarmante da pesquisa é que mais de 30% dos estudantes que pretendem abrir um negócio não procuraram se informar em livros ou cursos. Por outro lado, quem teve acesso ao assunto se diz mais confiante para se aventurar na abertura de uma empresa.
Sobre o ensino em si, a pesquisa mostrou que a maior parte das aulas trata o tema de forma teórica. Para a Endeavor, as universidades não estão no mesmo ritmo que o mercado: só 6,3% das escolas brasileiras convidam empreendedores para palestras, contra 71,4% no resto do mundo. Um ponto positivo é em relação aos planos de negócios: 75% das 16 universidades ouvidas promovem competições.
Uma das recomendações da Endeavor, em relação aos cursos, é que as universidades invistam em cursos mais práticos e mais conectados com o mercado.
fonte: http://bit.ly/t4hIkN
Posts relacionados
Tags: Carreira, CITi, Empreendedorismo, estudantes, negócios, papel da universidade
This entry was posted on sexta-feira, janeiro 13th, 2012 at 19:38 and is filed under Carreira, CITi, Empreendedorismo, Inovação, Universidades. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.